Tese e Dissertação

Tese: Motores a Combustão Interna com Taxa de Compressão Variável - Uma Análise Teórica e Experimental

Aluno(a) : Renato Nunes Teixeira
Orientador(a): Alcir de Faro Orlando
Área de Concentração: Termociências
Data: 09/03/1992
Link para tese/dissertação: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=19099@1

Resumo: É realizado um estudo teórico e experimental sobre motores a combustío interna operando com taxa de compressío variável. É feita uma análise teórica sobre determinado mecanismo que permite variar a taxa de compressío. Para tal foi utilizado um programa de simulação para motores com ignição por centelha. No presente trabalho o modelo de simulação foi aprimorado, com a inclusío de previsío de detonação, de emissío de hidrocarbonetos, do cálculo da potência de atrito, assim como a inclusío do dispositivo do mecanismo de taxa de compressío variável, entre outras alterações. Uma parte experimental foi também realizada, com o objetivo de validar os resultados do modelo teórico e de quantificar os benefícios proporcionados pelo mecanismo em questío. Para tal um motor de pesquisa de combustível – motor CFR – foi utilizado. Uma comparação dos resultados teóricos e experimentais obtidos no presente trabalho com os de outros pesquisadores é também apresentada.