Tese e Dissertação

Tese: Modelo Teórico-Experimental para Análise da Combustão em Motores OTTO

Aluno(a) : Carlos Vinicius Costa Massa
Orientador(a): Carlos Valois Braga e José A. Parise
Área de Concentração: Termociências
Data: 21/12/1992
Link para tese/dissertação: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=19080@1

Resumo: O presente descreve o desenvolvimento e aplicação de um modelo computacional para análise da combustío em motores do ciclo Otto. Tal modelo está fundamentado na primeira Lei da Termodinâmica e calcula parâmetros de interesse para o estudo da combustío, do desempenho e das emissões, a partir de resultados experimentais do motor. Descreve-se, também o aparato montado para a medição desses dados, fazendo-se um destaque – pela sua fundamental importância – para o sistema de aquisição e tratamento dos dados de pressío no cilindro. Realizam-se ensaios com diferentes combustíveis, taxas de compressío e relações ar-combustível e, através dos resultados calculados com esses diferentes dados de entrada, avalia-se o comportamento do programa, quanto a sua qualidade como ferramenta para análise da combustío.