Tese: Avaliação Experimental de um Motor do Ciclo Diesel Operando no Modo Bicombustível: Diesel/Etanol e Diesel/Gás
Aluno(a) : Júlio Cesar Cuisano EgúsquizaOrientador(a): Sergio Braga e Carlos Valois Braga
Área de Concentração: Petróleo e Energia
Data: 21/02/2011
Link para tese/dissertação: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=17103@1
Resumo: No presente trabalho, ensaios experimentais de um motor Diesel consumindo etanol hidratado ou gás natural em substituição parcial ao óleo diesel, foram realizados. Os objetivos principais foram verificar as influências dos combustíveis alternativos e avaliar as técnicas do avanço da injeção do diesel e da restrição parcial do ar de admissío, em relação aos parâmetros característicos da combustío, desempenho e emissões. Com base nos dados do diagrama pressío-ângulo de virabrequim, foi possível analisar alguns parâmetros característicos da combustío, tais como o início da combustío, a máxima taxa de elevação de pressío e o pico de pressío. Os parâmetros do desempenho e emissões do motor foram analisados através do rendimento térmico e as concentrações de monóxido de carbono, hidrocarbonetos, material particulado e óxidos de nitrogênio. Os resultados obtidos mostraram que as técnicas avaliadas no modo bicombustível favoreceram a melhor decomposição e oxidação do combustível alternativo, refletindo-se favoravelmente em menores emissões de CO, HC e MP, além de um pequeno aumento no rendimento térmico do motor. No entanto, houve também um acréscimo nas emissões de NOX e, no caso específico do avanço da injeção, foi notado um maior ruído gerado pelo motor.