Tese: Considerações sobre a Modelagem de Conexíµes para Reparo de Dutos
Aluno(a) : João Luis Batista da SilvaOrientador(a): José Luiz Freire
Área de Concentração: Mecânica Aplicada
Data: 24/07/2008
Link para tese/dissertação: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=13044@1
Resumo: A redução de espessura de parede causada por corrosío é um dos defeitos que mais afetam a integridade dos dutos. Estes defeitos podem ocorrer no metal base, nas soldas longitudinais ou circunferenciais. Com a expansío do número de dutos rígidos instalados no fundo do mar e o avançado tempo de uso, a indústria de petróleo tem desenvolvido diversas ferramentas de reparo desses dutos, sem comprometer a segurança e sem perda da produção. O objetivo inicial desse trabalho foi o estudo e a geração de modelos de computador, que uma vez parametrizados, possam servir como ferramenta para análise em projeto de dimensionamento de conexões de reparo. No decorrer desse estudo sobre apenas dois tipos de conexões de reparo foi percebido que o comportamento de falha descrito pelos modelos numéricos das mesmas possui detalhes que precisavam ser esclarecidos em complementação ao programa experimental ao qual foram submetidas. Uma fase dessa pesquisa foi o trabalho de laboratório onde se pode repetir a confecção da mistura de resina e cimento segundo as referencias adotadas no programa experimental e realizaram-se ensaios de compressío em corpos cilíndricos dessa mistura para levantamento de curva tensío e deformação assim como determinar o coeficiente de Poisson. Outra fase foi a pesquisa em diversos outros trabalhos que indicassem o comportamento esperado desse material quando submetido às cargas de compressío. Por fim, foram gerados modelos analíticos e numéricos e seus resultados foram comparados com os resultados do programa experimental. Ao final da comparação foram levantadas as diferenças e as possíveis razões e sugeridas ações para se alcançar o objetivo inicial.
