Tese: Estudo do Escoamento atráves da Asa de um Carro de Corrida usando um Software livre de Dinâmica de Fluidos Computacional
Aluno(a) : Luis Daniel Peralta MaldonadoOrientador(a): Sergio Braga e Luiz Eduardo Bittencourt
Área de Concentração: Termociências
Data: 16/08/2011
Resumo: Na tentativa de reduzir o tempo e o custo das simulações na indústria automobilística, o presente estudo usa o software de código livre OpenFOAM para avaliar o escoamento em torno da asa traseira de um carro de corrida, em particular, o carro de Fórmula Universitária da PUC - Rio. Para diminuir o tempo que leva para preparar a simulação numérica, nos avaliamos a precisío do gerador de malha automático chamado snappyHexMex, o qual esta disponível dentro dos utilitários do OpenFOAM. O efeito do uso deste gerador de malha na simulação junto com dois diferentes modelos de turbulência foi testado para quatro ângulos de ataque. A simulação consistiu das seguintes seis etapas: aquisição do objeto tridimensional, modelagem da geometria, geração da malha, cálculo do escoamento, validação dos resultados, visualização e analise dos resultados. Os resultados mostraram que as simulações bidimensionais feitas usando a malha nío estruturada, concordam com valores experimentais variando entre 0,39% e 8%. Aliás, como comprovação adicional, os resultados foram comparados com os resultados numéricos apresentados no trabalho de Emanuela Genua, mostrando uma diferencia entre 0,5% e 3,6%. Já na simulação da asa, através da visualização do escoamento confirmou-se que a metodologia apresentada neste estudo é capaz de capturar os diversos fenômenos físicos presentes no escoamento. O qual está caracterizado por vórtices nas pontas e sua interação com a camada limite na superfície inferior da asa. Por tanto, devido às vantagens e precisío apresentadas pelo método, considera-se que ele é capaz de diminuir o tempo total das simulações assim como o custo global delas.