Tese e Dissertação

Tese: Estudo experimental de um motor de ignição por compressão de mistura homogênea - HCCI

Aluno(a) : José Alberto Aguilar Franco
Orientador(a): Sergio Braga
Área de Concentração: Termociências
Data: 30/06/2011
Link para tese/dissertação: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=38695@1

Resumo: Uma bancada experimental foi desenhada e desenvolvida para realizar ensaios experimentais de um motor de ciclo Diesel utilizando gasolina como combustível. O motor (originalmente de ciclo diesel) foi adequado com diferentes dispositivos para funcionar em modo HCCI. Estas modificações nío afetaram as condições originais do motor, podendo em qualquer momento voltar ao modo diesel. A instrumentação inclui medição de: temperatura (gases de escapamento, entrada da carga de admissío, óleo lubrificante), pressío (entrada do ar de admissío, entrada da gasolina, câmara de combustío), torque, rotação, vazío de ar, vazío de combustível. O motor foi submetido a diversas condições de operação e parâmetros de controle para estudar e analisar os efeitos da rotação do motor, da relação ar-combustível e da temperatura da mistura (ar-gasolina) de entrada na combustío HCCI. Os resultados indicam que as variações na quantidade de combustível e na temperatura de admissío têm um efeito direto na combustío HCCI. Maiores temperaturas ou quantidades de combustível provocam um avanço da fase de ignição, que teria uma influência direta no inicio da combustío e nas máximas pressões no interior da câmara de combustío. Os resultados também indicam que, incrementando a quantidade de combustível e variando a temperatura de admissío, mais energia útil é gerada até atingir o limite da zona de detonação. Pequenos ganhos na eficiência de combustío sío traduzidos em economias significativas de energia, reduzindo também os níveis de poluição dos gases de escapamento.