Tese e Dissertação

Tese: Estudo experimental da ignição por compressão de misturas homogêneas em motores a combustão interna

Aluno(a) : Anthony Oswaldo Roque Ccacya
Orientador(a): Sergio Braga
Área de Concentração: Termociências
Data: 20/09/2010
Link para tese/dissertação: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=17159@1

Resumo: Com o intuito de reduzir as emissões e melhorar a combustío em uma maior faixa de rotação e carga de um motor, foi proposto este estudo de combustío por compressío de misturas homogêneas (HCCI). Tal processo apresenta altas eficiências e baixas emissões, principalmente de NOx e fuligem. O objetivo do presente trabalho é a determinação das faixas de operação estável em um motor originalmente diesel, de alta taxa de compressío (20:1). O combustível utilizado foi a gasolina tipo A, tendo em vista a sua grande produção, além das características de auto-ignição. Para atingir o objetivo proposto foram controladas a temperatura de entrada do ar e a quantidade de combustível da mistura, o que foi implementado sem modificação estrutural do motor. Os ensaios foram realizados com uma temperatura de alimentação entre 75 e 95 °C, com rotação entre 1200 e 2200 RPM. Os valores para o fator lambda (λ) variaram, em função de um processo de combustío estável, entre 2 e 4. Sío apresentados os resultados experimentais obtidos em um dinamômetro de bancada, sobre os quais se fez uma análise do rendimento, para a faixa de melhor estabilidade da combustío. Para a mesma faixa foi realizada uma análise das curvas de pressío x tempo, verificando-se o efeito do instante de auto-ignição como função da temperatura do ar e da riqueza da mistura. Os melhores rendimentos encontrados situam-se ao redor de 36,5 %, para temperaturas de ingresso por volta de 85 °C, para as maiores rotações pesquisadas.