Tese: Desenvolvimento de uma Metodologia para Sistemas Híbridos de Fornecimento de Energia Elétrica no Horário de Ponta para o Setor Comercial
Aluno(a) : Manolo Miguel Pinto MálagaOrientador(a): Alcir de Faro Orlando
Área de Concentração: Petróleo e Energia
Data: 30/06/2010
Link para tese/dissertação: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16719@1
Resumo: Qualquer atividade em uma sociedade moderna só é possível com o uso intensivo e eficiente de uma o mais formas de energia. Das diversas formas de energia interessam, em particular, aquelas que sío processadas pela sociedade e colocadas a disposição dos consumidores, tais como a energia elétrica. Neste trabalho se apresenta o desenvolvimento de duas metodologias que vío nos permitir gerar curvas de Capacidade de Carga a partir de (i) dados aleatórios de perfil de consumo de energia elétrica da PUC – Rio (ii) as contas (Faturas) da concessionária local; para depois fazer uma analise econômica de investimentos que possa dimensionar o numero ótimo de geradores de energia elétrica necessários para diminuir o custo deste subministro, todo isso no marco do sector comercial e no horário de ponta. As duas metodologias se ajustam a perfis reais de consumo nos quais nío se tem todos aqueles dados desejados, mas, para validar as duas metodologias utilizaram-se dados reais de consumo de energia elétrica cada 15 minutos e durante quatro anos da PUC – Rio. A primeira metodologia mostra como podemos gerar as curvas de Capacidade de Carga fazendo uso de uma Função Estatística de Densidade de Probabilidade só com dados de um mês qualquer. A segunda metodologia mostra como fazer a curva de Capacidade de Carga só com as faturas fornecidas pela concessionária, para esta segunda metodologia utilizou-se um programa baseado na plataforma EES (Engineering Equation Solver) para a solução de sistemas de equações polinomiais de terceiro grau.
