Tese: Redução das Emissíµes em Geradores Diesel-Gás
Aluno(a) : César Gonzalo Vera VasquezOrientador(a): Sergio Braga
Área de Concentração: Termociências
Data: 18/09/2009
Link para tese/dissertação: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=17166@1
Resumo: O trabalho teve por objetivo a conversío de um grupo gerador, originalmente Diesel, para operar no modo Diesel-Gás, onde estes dois combustíveis sío administrados simultaneamente ao motor. Para tal foi utilizado um grupo gerador de 120KW, com um motor Perkins 1006 TAG (turbo alimentado com intercooler). Medidas experimentais foram realizadas tanto no modo Diesel quanto no bicombustível Diesel-gás. Foram avaliados desempenho e, principalmente, emissões de poluentes atmosféricos. A redução de emissões foi realizada através da restrição parcial do ar de combustío, com a ajuda de uma válvula de borboleta eletrônica, posicionada na entrada do coletor de admissío. A relação Diesel-Gás foi também avaliada, onde o segundo combustível era administrado através de um sistema eletrônico de injeção de gás natural. Os resultados indicam que em cargas baixas as reduções de monóxido de carbono e hidrocarbonatos sío significativas. O mesmo se observa em cargas intermediárias. Em cargas médias e baixas observa-se um leve aumento nas emissões de óxidos nitrosos. Pode-se observar um leve aumento no rendimento global do grupo gerador com o aumento da carga e da taxa de substituição. De uma forma geral conseguiu-se reduzir os níveis de emissões em altas cargas, principalmente em hidrocarbonetos e monóxido de carbono.