Tese e Dissertação

Tese: Simulação Numérica de Motores Bio-Combustí­vel Diesel - Gás Natural

Aluno(a) : Felipe Leal da Costa Moutella
Orientador(a): Sergio Braga
Área de Concentração: Petróleo e Energia
Data: 01/09/2009
Link para tese/dissertação: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=15407@1

Resumo: A adaptação de um simulador numérico para a simulação da operação bicombustível diesel-gás em motores com ignição por compressío foi realizada. O código-fonte em questío foi desenvolvido ao longo dos últimos anos pelo IFP, e uma modificação ao modelo da auto-ignição nele contido foi concluída neste estudo. As diversas etapas necessárias para a adaptação sío apresentadas. Considerações foram feitas em relação à literatura existente para o assunto, e as hipóteses realizadas foram verificadas numericamente sempre que possível. Uma equação que relaciona os números de octanas do diesel e do gás natural com a auto-ignição de sua combinação é proposta. Foi construída uma extensa base de dados necessária ao funcionamento do modelo, contendo as taxas de reação em função dos parâmetros físicos da mistura. Por fim, buscou-se a validação do simulador com resultados experimentais.