Tese: Estudo do Rendimento Térmico de Motores Propulsores de Dois Tempos Operando em Regime Transiente
Aluno(a) : Arthur André Leto BarretoOrientador(a): Luís Fernando Silva
Área de Concentração: Petróleo e Energia
Data: 13/04/2009
Link para tese/dissertação: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14547@1
Resumo: Motores propulsores de dois tempos, utilizados em navios, sío diretamente acoplados ao hélice, sujeitos assim, à transitoriedade do torque resistente provocado pelas variações da superfície do mar. Neste trabalho é apresentada a modelagem, e o estudo experimental correspondente, do comportamento transiente da eficiência térmica de motores de dois tempos utilizados para a propulsío marítima. O rendimento térmico mede a eficiência na transferência da energia química do combustível em potência disponibilizada em um motor de combustío interna. Inicialmente apresenta-se a modelagem clássica, em regime permanente, destes motores, o que permite introduzir os principais parâmetros que influenciam o desempenho destas máquinas. Em seguida, diversos modelos sío introduzidos com a finalidade de descrever o comportamento transiente do sistema motriz. Estes modelos, apresentados em ordem crescente de complexidade, levam em conta os principais fenômenos que influenciam a operação transiente de motores turbo alimentados. Estes modelos sío validados por comparação com resultados existentes na literatura e, em seguida, aplicados ao motor de uma embarcação existente, através da adoção de seus parâmetros reais. O sistema motor desta embarcação foi instrumentado de modo a caracterizar o comportamento transiente. Os resultados experimentais obtidos em testes de campo sío comparados com aqueles oriundos dos modelos. Esta comparação coloca em evidência as dificuldades de realização associadas aos experimentos e permite sugerir linhas de trabalhos futuros.
