Tese e Dissertação

Tese: Simulação de um Novo Motor a Combustão Interna Rotativo com Ignição por Centelha

Aluno(a) : Red Dueñas Jimenez
Orientador(a): José A.Parise
Área de Concentração: Petróleo e Energia
Data: 01/09/2008
Resumo: No presente trabalho foi desenvolvido um modelo matemático que simula o desempenho de um novo motor a combustío interna rotativo com ignição por centelha com deslocadores de velocidade variável. Neste motor, quatro deslocadores giram concentricamente, em um espaço anular, à velocidades angulares variáveis e defasadas, criando, assim, volumes variáveis de trabalho nos distintos espação entre eles. Eixos concêntricos sío movidos individualmente pelos deslocadores. Um mecanismo inovador de conexío impõe uma velocidade constante no eixo de potencia e velocidades angulares variáveis dos eixos dos deslocadores. O mecanismo também oferece uma maneira conveniente de controle da razío de compressío, a velocidade angular constante do eixo de potência. Este novo mecanismo permite a realização das fases de admissío, compressío, combustío, expansío e exaustío. As equações de conservação de massa e de energia, em sua forma diferencial,sío aplicadas aos volumes de controle. As propriedades do gás sío consideradas uniformemente distribuídas nos volumes de controle. As variações de pressío e temperatura no interior do motor sío obtidas através da integração numérica das equações de conservação junto com as equações de troca de calor entre gás e parede, de escoamento do gás através das janelas e das folgas entre peças móveis, da equação de variação do volume de gás na câmara, equações químicas e de estequiometria.