Tese e Dissertação

Tese: Dinâmica de Máquinas Rotativas em Mancais Hidrodinâmicos

Aluno(a) : Javã Atayde Pedreira
Orientador(a): Hans Weber
Área de Concentração: Mecânica Aplicada
Data: 12/12/2006
Link para tese/dissertação: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9966@1

Resumo: O ganho em escala na produção de combustíveis e produtos petroquímicos tem levado à construção de novas plantas de processo de altíssima capacidade de processamento. Ao mesmo tempo, exige-se delas alta performance, traduzida em índices elevados de confiabilidade. As turbomáquinas (turbinas e compressores) desempenham um papel fundamental neste cenário, uma vez que devem operar continuamente durante a campanha operacional, que varia de 3 a 5 anos, sob pena de causar grandes prejuízos econômicos por perda de produção. A condição operacional que confere às turbomáquinas altas densidades de energia e vazío é a velocidade do rotor. Altas velocidades induzem a problemas potenciais de velocidade crítica, resposta ao desbalanceamento e instabilidade do rotor. Os mecanismos de instabilidade sío, em geral, a combinação de fenômenos oriundos dos mancais, selagem, roçamentos e efeitos aerodinâmicos das palhetas. Os mancais hidrodinâmicos desempenham um papel de extrema importância na dinâmica das turbomáquinas e sío largamente empregados na indústria por permitirem altas cargas em altas velocidades. As características dinâmicas de um rotor sío altamente influenciadas pelas propriedades dos mancais e fenômenos de instabilização tendem a aparecer em altas velocidades, devido à assimetria e efeito cruzado ("cross-coupling") das propriedades de rigidez e amortecimento. O presente trabalho analisa o projeto dos mancais sob o ponto de vista da estabilidade e a sua influência na determinação das velocidades críticas e resposta ao desbalanceamento do sistema rotor-mancal.