Tese: Desenvolvimento de um Sistema de Alimentação de Combustível para Motores Diesel-Gás
Aluno(a) : Mauricio Ladeira CasadoOrientador(a): Sergio Braga
Área de Concentração: Termociências
Data: 16/09/2005
Link para tese/dissertação: http://www.maxwell.lambda.ele.puc-rio.br/Busca_etds.php?strSecao=resultado&nrSeq=7741@1
Resumo: Neste estudo foi desenvolvido um sistema de alimentação mecânico para conversío de um motor do ciclo Diesel para operar como um motor Dual diesel-gás natural, com campo de aplicação em embarcações fluviais de pequeno e médio porte. Primeiramente foram executados ensaios no modo original, diesel puro, e em seguida com controle manual de injeção diesel-gás. Os resultados experimentais foram utilizados para comparação entre os dois modos de operação e como base para elaboração do sistema de conversío reversível, sempre mantendo os mesmos níveis de torque e potência do motor.Numa segunda etapa criou-se uma metodologia para construção do sistema de controle de alimentação Dual, para um regime de funcionamento simulando a operação do motor com uma hélice acoplada. O controle foi projetado, construído e montado no motor para realização dos testes de desempenho e validação do sistema. O motor foi testado novamente nos dois modos de operação e os resultados comparados em termos de desempenho global, eficiência e nível de emissões (particulados).Os resultados obtidos confirmam a viabilidade econômica e técnica de se operar o motor no modo Dual com os mesmos níveis de torque e potência do motor diesel original e validaram o sistema de controle projetado. Foram observadas reduções significativas das emissões (particulados) com um rendimento satisfatório para todo o regime de operação avaliado. As taxas de substituição impostas sío da ordem de 70%, limitadas pelo sistema de controle, para minimizar os riscos de possíveis danos ao motor em termos de superaquecimento dos bicos injetores e pela detonação.