Tese: Avaliação Experimental e Previsão do Desempenho de Motores Diesel Consumindo Gás Natural
Aluno(a) : Ricardo Hernandez PereiraOrientador(a): Sergio Braga e Carlos Valois Braga
Área de Concentração: Petróleo e Energia
Data: 14/07/2006
Link para tese/dissertação: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=8882@1
Resumo: Medidas do desempenho de quatro diferentes motores, todos operando no modo bicombustível Diesel / gás natural, foram realizadas em dinamômetro de bancada. Selecionaram-se os motores a ensaiar por suas características construtivas e operacionais, representativas das distintas aplicações dos motores Diesel (cilindrada, faixa de rotação, uso ou nío da turbo-alimentação e arrefecimento do ar de combustío). Obtiveram-se pontos experimentais por amplas faixas dos parâmetros com influência sobre o desempenho de motores. Variou-se a razío de substituição de Diesel por gás natural de modo a levantar as regiões por onde a operação bicombustível é possível. Embora o foco do trabalho esteja sobre o desempenho também se tomaram dados relativos às emissões (fumaça / opacidade), tanto durante a operação Diesel original quanto para a bicombustível. Os resultados indicam que, por grande parte dos campos de funcionamento dos motores ensaiados, apenas parte do gás natural efetivamente queima. Os dados experimentais foram empregados na proposta de correlações empíricas a serem utilizadas na estimativa do desempenho de motores, originalmente Diesel, quando operando no modo bicombustível. Tais correlações foram utilizadas na conversío à operação Diesel / gás natural de três diferentes grupos geradores de eletricidade (motores de 212, 535 e 1.570hp). De forma distinta das medidas tomadas em laboratório as conversões destes geradores foram feitas em campo, sem oportunidade para a medida cuidadosa e metódica de todos os parâmetros de interesse. Os dados verificados nas conversões de tais grupos geradores, quando considerados com qualidade suficiente, foram incorporados ao presente trabalho.