Tese: Avaliação da Influência da Carga de Gás em um Sistema de Condicionamento de Ar Automotivo
Aluno(a) : Rafael Prudencio Sacsa DiazOrientador(a): Sergio Braga
Área de Concentração: Termociências
Data: 10/10/2002
Link para tese/dissertação: http://www.maxwell.lambda.ele.puc-rio.br/Busca_etds.php?strSecao=resultado&nrSeq=3707@1
Resumo: A tecnologia automotiva moderna alcança progressos consideráveis tanto no aspecto mecânico como funcional, com esses avanção tecnológicos, o maior progresso foi feito na estrutura dos automóveis e dos sistemas de ar condicionado. O presente trabalho é desenvolvido considerando a importância da utilização de gás refrigerante, já que se tornou um assunto ambiental de grande importância pelo fato de ter um papel na destruição da camada de ozônio. Foi construída uma bancada experimental que consta de dos câmaras isoladas para a colocação do equipamento, instrumentos, dispositivos de medição e geração de carga térmica, em seguida foi montado um condicionador de ar automotivo composto por componentes originais do sistema de condicionamento de ar de um automóvel para simular funcionamentos, com a finalidade de avaliar os parâmetros de funcionamento afetados quando sío utilizadas diferentes cargas de gás refrigerante. Foram realizados testes controlando a temperatura e umidade constantes no habitáculo automotivo (câmara 1), para variações de temperatura na câmara (2), da vazío mássica no sistema e variações de torque e velocidade, no sistema motor - compressor, com diferentes quantidades de gás refrigerante originando situações de insuficiência de carga, carga adequada e sobre carga. Para o controle da carga térmica dentro das câmaras foram utilizados, controladores de potência e um software aplicativo, os parâmetros de operação do equipamento foram obtidos e arquivados mediante um sistema automático de aquisição de dados. Os resultados experimentais mostraram o comportamento real do ciclo de refrigeração, a queda de pressío nas linhas de descarga, líquido e de sucção, assim como no condensador e no evaporador, também se apresenta o sub-resfriamento do refrigerante na saída do condensador, o gás superaquecido na sucção apresenta uma tendência politrópica, no lugar do processo isentrópico do ciclo ideal. Esta divergência do ciclo ideal faz com que a temperatura de descarga do compressor (T2) seja elevada. A carga de gás refrigerante influencia os parâmetros básicos do ciclo y eles atuam em os resultados. Os resultados concordaram bem com as expectativas teóricas do problema considerado.