Tese: Análise Experimental de um Ciclo de Refrigeração por Absorção Operando em Regime Transiente
Aluno(a) : Aldo Falconi FilhoOrientador(a): José A. Parise e Carlos Eduardo Reuther
Área de Concentração: Termociências
Data: 11/08/2002
Link para tese/dissertação: http://www.maxwell.lambda.ele.puc-rio.br/Busca_etds.php?strSecao=resultado&nrSeq=3704@1
Resumo: O presente trabalho analisa experimentalmenteum ciclo de refrigeração por absorçãooperando em regime transiente. Estuda-se,desta forma, a possibilidade do uso dociclo de refrigeração por absorção emveículos automotores para condicionamentode ar. O ciclo de absorção utilizaria,como fonte térmica, os gases de exaustíoou a água de refrigeração do motor. Estafonte de calor está disponível, geralmente,em condições variáveis de temperatura epotência. O trabalho foi dividido emtrês etapas. Na primeira delas éanalisado o desempenho do ciclo de absorção funcionando com uma resistênciaelétrica de potência variável. Nestaetapa os parâmetros do ciclo foramdeterminados, assim como as temperaturasem diversos pontos do sistema. Nasegunda etapa, foi utilizado um sopradortérmico que simula os gases de exaustíode um motor a combustío interna. Naeventualidade da utilização do ciclopara o condicionamento de ar em aplicaçõesautomotivas, o uso dos gases de exaustíodo motor de combustío interna reduziriao consumo de combustível do veículo, vistoque o ciclo de absorção nío exige potência mecânica do motor, tal como nociclo tradicional de compressío devapor. Há vantagens, também, nos itensrelativos a manutenção e impactoambiental. Como a carga e velocidadede um motor sío variáveis, as temperaturasdo ciclo sofrem variações muito rápidas.Tal problema foi minimizado com o usode um regenerador estático, na terceirafase do trabalho, que impõe uma inérciatérmica ao sistema, atenuando, desta forma,estas oscilações de temperatura.