Tese: Técnicas para Geração de Texturas em um Sistema Ray-Tracing
Aluno(a) : José Luciano Farias JrOrientador(a): Marcelo Dreux
Área de Concentração: Mecânica Aplicada
Data: 28/08/1996
Link para tese/dissertação: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=18980@1
Resumo: Dentre as diversas técnicas, modelos e procedimentos desenvolvidos para a produção de imagens realistas em computador, há um subconjunto que tem como objetivo a síntese de texturas. O presente trabalho realiza um estudo sobre a geração de texturas em imagens realistas produzidas por computador. Aborda-se os conceitos teóricos fundamentais e os principais parâmetros de textura com seus modelos e mapeamentos. Desenvolve-se um sistema de visualização de texturas utilizando o algoritmo de produção de imagens ray-tracing aliado ao paradigma da programação orientada a objetos. Com esta plataforma executou-se uma série de testes que permitiram uma análise dos assuntos tratados.
