Tese: Texturas Aplicadas ao Método da Radiosidade
Aluno(a) : Ricardo Birtel Mendes de FreitasOrientador(a): Marcelo Dreux
Área de Concentração: Mecânica Aplicada
Data: 30/09/1998
Link para tese/dissertação: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=19443@1
Resumo: Reflexões difusas de uma dada superfície podem ser modeladas acuradamente considerando-se a transferência de energia entre superficies, seguida da aplicação do princípio de conservação de energia. A técnica que implementa esse conceito é chamada de Método da Radiosidade. Imagens realistas de uma cena que contenha em grande parte superficies difusas podem ser produzidas usando-se essa técnica. Por outro lado, o método original é mais apropriado para representação realista de superficies suaves, ou lisas (sem rugosidade). Mas a maioria dos objetos nío possuem superficies desse tipo. Modificar o método básico da Radiosidade levando-se em conta esse fato resultaria em uma tarefa extremamente complexa para se aplicar ao modelo de iluminação global. Um meio termo adequado para se conseguir uma boa representação de superficies rugosas seria a pós-renderização das superficies usando um modelo de iluminação local, feita logo após da aplicação do método básico da Radiosidade. As Técnicas que procuram adicionar detalhes de superfície no nível de iluminação local sío conhecidas por Métodos de Texturização, dos quais podemos citar o Mapeamento de superficies, “Bump mapping” e Texturas procedurais como exemplos. O presente trabalho é uma tentativa de produzir imagens realistas usando uma combinação das duas técnicas descritas. Partindo-se de um pacote gráfico existente que implementa o método básico de Radiosidade, foram feitas modificações no código fonte com o intuito de implementar técnicas de texturização de pós-renderização em dois casos (Mapeamento de superficies e Texturas procedurais). O resultado foi a produção de imagens que, embora nío totalmente corretas (do ponto de vista da conservação de energia), conferem às cenas um maior grau de realismo.
