Tese e Dissertação

Tese: Investigação Experimental de Formulações de Aditivo para o Uso de Etanol em Motores de Ignição por Compressão Utilizando uma Máquina de Compressão Rápida

Aluno(a) : Denise Amato Bacic
Orientador(a): Florian Pradelle e Fernando Zegarra
Área de Concentração: Termociências
Data: 13/10/2025
Resumo:

A descarbonização é fundamental para alcançar a neutralidade de carbono no transporte marítimo. O etanol tem se destacado devido a seu reduzido impacto ambiental. Entretanto, seu baixo número de cetano, elevado calor latente de vaporização, lubricidade limitada e maior corrosividade limitam sua capacidade de autoignição e a operação duradoura em condições convencionais de motores de ignição por compressão (CI). Este trabalho explora formulações de combustíveis visando aprimorar a combustão de etanol aditivado. Foram preparadas 9 misturas, compostas por etanol hidratado (50-80% em volume), combinadas com 5-25% de biodiesel e até 5% de aditivos comerciais. Ensaios
foram conduzidos em uma Máquina de Compressão Rápida para avaliar a autoignição das misturas, em condições de partida quente e fria, variando a razão de compressão de 25:1 até o limite de falha de ignição. Os resultados demonstram que as misturas contendo até 5% de biodiesel ou aditivos melhoraram significativamente a autoignição, assegurando combustão completa e estável para razões de compressão superiores a 23. A análise do instante de injeção confirmou que o aumento da razão de compressão reduziu o atraso de ignição das misturas. Nessas condições, as formulações aditivadas mantiveram atrasos inferiores a 2 ms, e, em partida quente, a mistura 2,5% de biodiesel e 5,0% de aditivo apresentou atraso de 2,6 ms e desempenho comparável ao diesel marítimo, confirmando o potencial da aditivação e do controle do instante de injeção na calibração de motores CI a etanol.

Link da defesa:

https://puc-rio.zoom.us/j/97364221195?pwd=LyLOTPZTpIlvOMYFn21f3oDWUyDNa6.1