Tese: Descarbonização no transporte marítimo: Potencial de misturas ternárias de diesel marítimo-biodiesel-etanol
Aluno(a) : Maria Leticia Costa LobatoOrientador(a): Florian Pradelle e Fernando Sánchez
Área de Concentração: Termociências
Data: 13/05/2025
Resumo:
A crescente demanda por redução de emissões no setor marítimo tem impulsionado o estudo de alternativas aos combustíveis fósseis. Nesse contexto, misturas ternárias de diesel marítimo, biodiesel e etanol surgem como uma opção promissora. A viabilidade dessas misturas depende da análise de sua estabilidade — com o uso de um co-solvente formulado a partir de planejamento experimental para evitar a separação de fases — e do desempenho em motores. Propriedades físico-químicas como densidade, viscosidade cinemática, ponto de fulgor, número de cetano e poder calorífico foram avaliadas, pois influenciam diretamente a combustão. Misturas com 25% de biodiesel (B25) apresentaram bom desempenho até 20% de etanol (B25E20), exceto no ponto de fulgor. Os testes foram realizados em uma Máquina de Compressão Rápida, comparando misturas com 0%, 10% e 20% de etanol e quatro avanços de injeção (1, 2, 3 e 4 mm) antes do PMS. Foram analisados parâmetros como pressão e temperatura máximas, atraso de ignição, trabalho e calor transferido e eficiência, com suporte de análise estatística. O aumento de etanol reduziu a pressão, temperatura máxima e aumentou o atraso de ignição, efeitos parcialmente mitigados pelo adiantamento da injeção. A eficiência termodinâmica utilizando diesel marítimo variou de 32,19% a 48,68%, e a de combustão caiu de 20,19% para 14,25%. Para o B25E0, a eficiência termodinâmica foi de 39,51% a 43,57%.