Tese: Estudo experimental do escoamento de gás retrógrado em meios porosos
Aluno(a) : Marcelo Coelho FernandesOrientador(a): Márcio Carvalho e Paulo Costa
Área de Concentração: Petróleo e Energia
Data: 30/04/2020
Resumo:
A produção de gás para os próximos anos continuará em ascensão devido ao aumento da demanda energética ao redor do mundo. A tendência global é a busca por energias mais limpas que o óleo e o carvão. O gás aparece como uma ótima opção pelo seu baixo custo e por ser menos poluente.
Gás em reservas mais profundas podem estar presentes em condição de gás retrógrado, a uma temperatura entre a temperatura crítica e cricondentérmica. O gás retrógrado em alta pressão e alta temperatura apresenta apenas a fase gasosa. Entretanto durante a produção, a pressão é reduzida na região mais próxima ao poço. Caso a redução da pressão atinja a pressão de orvalho da mistura, ocorrerá a formação de condensado. O acúmulo excessivo deste condensado ao redor do poço pode reduzir a permeabilidade efetiva do gás prejudicando a sua produção.
Para estudar a formação de condensado e como ela implica na redução da permeabilidade do gás e do líquido, foram realizados experimentos utilizando o Método do Regime Pseudo-Permanente em duas amostras de rochas em condições de alta pressão e alta temperatura.
Ao todo foram realizados 4 experimentos, sendo três utilizando uma amostra de arenito e o último uma amostra de carbonato. O fluido utilizado para representar o gás retrógrado foi uma mistura de etano/n-pentano em três níveis de formação de condensado. Os resultados obtidos mostraram que a permeabilidade relativa do gás e do líquido foram influenciadas pela quantidade de líquido produzido, vazão de gás e características da amostra.