Tese e Dissertação

Tese: Análise Comparativa entre Modelos de Fadiga Mutiaxial Baseados em Plano Critico

Aluno(a) : Bruno Pinto de Araujo
Orientador(a): Jaime Tupiassu e Marco A. Meggiolaro
Área de Concentração: Mecânica Aplicada
Data: 01/10/2019
Resumo:

Frequentemente, componentes mecânicos são solicitados por carregamentos complexos, em que suas direções variam com o tempo, podendo levar a uma falha por fadiga multiaxial. Nestas condições, o dimensionamento a partir de critérios uniaxiais tradicionais podem resultar em previsões não conservativas. Normas técnicas e livros de projeto de máquina, em sua maioria, não abordam as novidades acerca do tema. Por outro lado, diversos critérios de falha por fadiga multiaxial podem ser encontrados na literatura.
Esta dissertação tem como principal objetivo verificar alguns destes critéios, em que utilizam abordagem por plano crítico, tais como: Findley, McDiarmid, Goodman Generalizado, Brown-Miller, Fatemi-Socie, Smith-Watson-Topper e Liu.
Para tanto, foi desenvolvido um algoritmo capaz de calcular vida sob fadiga multiaxial atravéis de critérios de plano crítico. O algoritmo conta com um filtro de amplitude misto: por projejeção e Racetrack; dois métodos de contagem de ciclo: Rainflow de plano crí­tico e Wang-Brown modificado; um método de perfil equivalente por Momento de Inércia; bem como todos os modelos de fadiga multiaxial acima citados.
A resposta do aço 304L para uma série de carregamentos traço x torção foi avaliada pelo algoritmo. Concluiu-se que, para estas situações, os modelos de Fatemi-Socie e Brown-Miller realizaram previsõess mais acertadas, e de forma geral conservativas.