Tese: Ignição por Compressão com Reatividade Controlada e Dupla Injeção Direta Diesel-Etanol
Aluno(a) : Claudio Vidal TeixeiraOrientador(a): Sergio Braga e Carlos Valois
Área de Concentração: Termociências
Data: 31/10/2018
Link para tese/dissertação: http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.36558
Resumo: Ao longo dos anos o combustível de origem fóssil tem mostrado aspectos negativos que afetam não somente o meio ambiente, mas também a economia mundial. Entretanto, não é possível erradicá-lo sem haver outro combustível que desempenhe o mesmo papel. Esse fato tem motivado pesquisadores a estudar com o objetivo substituir, mesmo que parcialmente, o combustível de origem fóssil. Os estudos focam na adaptação do motor para operar com um combustível já existente e menos poluente; na adequação deste combustível menos poluente para operar no motor convencional, ou ainda na combinação destas duas soluções.Uma tecnologia, desenvolvida na Universidade de Wisconsin-Madison, denominada de RCCI, que usa dois injetores por cilindro para misturar na mesma câmara, combustível de baixa-reação (gasolina) com combustível de alta-reação (diesel). Esta técnica tem se mostrado um recurso bastante promissor, uma vez que possibilita maior controle no processo de combustão e promove a diminuição do consumo de combustível e das emissões de NOx e MP.O foco deste trabalho é analisar o desempenho um motor ICO monocilídrico, adaptado para operar com dois combustíveis (óleo diesel e etanol), injetados diretamente na câmara, com diferentes estratégias de injeção.