Tese: Estudo Experimental sobre o Impacto do Etanol em Misturas Diesel-Biodiesel-Etanol nos Motores de Ignição por Compressão
Aluno(a) : Andrew David Mendes GuedesOrientador(a): Sérgio Braga e Florian Alain Yannick
Área de Concentração: Petróleo e Energia
Data: 12/04/2017
Link para tese/dissertação: http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.30923
Resumo: Há algum tempo biocombustíveis renováveis são potenciais soluções sugeridas às questões de emissão de poluentes e dependência da sociedade a derivados fósseis. Em um cenário no qual motores de ignição por compressão são mais eficientes do que motores de ignição por centelha, biodiesel e etanol despontam como combustíveis comerciais renováveis em substituição às fontes fósseis. Misturas ternárias de diesel, biodiesel e etanol formam estratégias de substituição parcial do diesel aplicáveis em motores de ignição por compressão sem a necessidade de grandes adaptações. Nesta dissertação realizam-se avaliações experimentais em um motor multi-cilíndrico de ignição por compressão (MWM 4.10 TCA), abastecido com misturas de diesel, biodiesel (7% ou 15% em teor volumétrico) e etanol anidro (até 20% em teor volumétrico). Cada mistura ternária é composta por diferentes proporções do álcool e sempre com a concentração volumétrica de 1% de um aditivo estabilizador da mistura. Portanto, os testes associam substituições parciais do diesel por biocombustíveis a avaliações de desempenho do motor e da combustão das misturas, sob algumas condições de carga, regimes de rotação e instantes de injeção de combustível. Os testes realizados indicam que misturas com 20% em volume de concentração de etanol experimentam inícios de combustão até 4,7° CA mais atrasados. Porém, a busca de instantes otimizados para a injeção de combustível mostra-se capaz de minimizar efeitos do etanol em retardar o início da combustão, bem como viabiliza alguns efeitos positivos em parâmetros de desempenho do motor.