Termociências

Linha de Pesquisa: Engenharia de Fluidos
Esta linha de pesquisa engloba as atividades experimentais e de simulação computacional voltadas para o estudo de problemas de caráter fundamental e aplicado envolvendo o escoamento de fluidos. São feitas simulações numéricas de uma gama variada de escoamentos utilizando técnicas de volumes e elementos finitos, com aplicações desde escoamentos a baixo número de Reynolds com superfícies livres até escoamentos turbulentos a altos números Reynolds e escoamentos bifásicos. Trabalha-se também no desenvolvimento de modelos de turbulência e de métodos computacionais eficientes e robustos. Outra linha de atuação está voltada para o estudo do comportamento reológico de materiais, tanto a nível teórico, como numérico e experimental, analisando-se materiais não convencionais, como os fluidos viscoplásticos e viscoelásticos. Nesta linha também são realizadas pesquisas experimentais e numéricas na área de poluição atmosférica, envolvendo dispersão de poluentes particulados (aerossóis) e gasosos. São desenvolvidas e aplicadas técnicas avançadas para a medição de escoamentos de fluidos, como velocimetria de fio quente, laser-Doppler e técnicas ópticas utilizando processamento de imagens digitais de escoamentos.
Linha de Pesquisa: Máquinas Térmicas
O desenvolvimento de modelos de simulação e ensaios experimentais de sistemas de aquecimento, refrigeração, ar condicionado e componentes é conduzido nesta linha de pesquisa. Ênfase tem sido dada ao estudo de novos refrigerantes, misturas não azeotrópicas, hidrocarbonetos e ar, bem como ao desenvolvimento de trocadores de calor de melhor desempenho. A termoacumulação aplicada a sistemas de refrigeração ou aquecimento também é um tema investigado, com foco em sistemas que envolvem mudança de fase, como por exemplo, materiais encapsulados ou pasta de gelo. No Laboratório de Engenharia Veicular – LEV são conduzidos estudos relacionados à avaliação de combustíveis e ao desempenho de motores.
Linha de Pesquisa: Transferência de Calor e Massa
Nesta linha de pesquisa são realizados estudos teóricos, numéricos e experimentais englobando os aspectos fundamentais e aplicados de problemas envolvendo transferência de calor e massa. Estudos numéricos sobre modelos de combustão e suas aplicações a problemas industriais são também abordados nesta linha de pesquisa. Estes estudos são complementados por técnicas avançadas de diagnóstico a laser da combustão.

Professores:
Laboratórios Associados
Cursos Associados
MEC2124 – Termomecânica do Contínuo I
MEC2303 – Termodinâmica
MEC2310 – Métodos Experimentais em Termociências
MEC2320 – Fenômenos de Transporte
MEC2322 – Transferência de Calor e Massa
MEC2335 – Dinâmica dos Fluidos Computacional
MEC2338 – Mecânica de Fluidos Não Newtonianos Avançada
MEC2339 – Simulação Avançada de Sistemas de Refrigeração
MEC2341 – Computação Avançada em Fenômenos de Transporte
MEC2343 – Energia Solar
MEC2344 – Mecânica dos Fluidos I
MEC2345 – Mecânica dos Fluidos II
MEC2346 – Escoamento Multifásico
MEC2347 – Transferência de Calor I
MEC2348 – Transferência de Calor II
MEC2349 – Controle da Poluição Atmosférica
MEC2350 – Elementos Finitos em Fluidos
MEC2351 – Fundamentos da Poluição Atmosférica
MEC2352 – Mecânica dos Fluidos Não Newtonianos
MEC2353 – Simulação de Sistemas de Refrigeração
MEC2354 – Termoacumulação
MEC2355 – Turbulência
MEC2356 – Transferência de Calor com Mudança de Fase
MEC2357 – Motores de Combustão Interna
MEC2373 – Escoamento em Dutos
MEC2376 – Fluidos Não Newtonianos na Indústria do Petróleo
MEC2377 – Escoamento em Meios Porosos
MEC2378 – Análise Termodinâmica de Processos
MEC2382 – Engenharia de Gás Natural
MEC2388 – Fundamentos da Combustão
Os projetos de pesquisa e desenvolvimento desta área podem ser acessados nas páginas dos professores.