PPC – Projeto Pedagógico do Curso

O curso de engenharia mecânica da PUC-Rio tem como principal objetivo formar um engenheiro mecânico com sólida formação nas áreas básicas, isto é, mecânica dos sólidos, termociências, fabricação e dinâmica e controle. Além disto, as diferentes atividades realizadas com o aluno incentivam o desenvolvimento de atitude crítica e de uma forma de atuação independente diante de novos problemas.

A flexibilidade curricular do curso permite uma grande integração entre os cursos dos vários departamentos do Centro Técnico Científico, ampliando os universos dos alunos. Existe também a possibilidade para o aluno de obter a dupla diplomação em Engenharia Mecânica na PUC-Rio e em diferentes instituições estrangeiras, tal como as Ecoles Centrales, os Institut Nationaux de Sciences Appliquées (França) ou o Politecnico di Milano. Estes programas de dupla diplomação são válidos tanto para alunos brasileiros quanto para os estrangeiros.

O engenheiro mecânico formado pela PUC-Rio é:

• capaz de gerir seu próprio fluxo de informações: auto-reciclável, aprendeu a aprender;
  • capaz de criar, projetar e gerir intervenções tecnológicas: um solucionador de problemas de base tecnológica;
  • empreendedor: constrói seu futuro, procura seu nicho de trabalho, convive com o risco, enfrenta desafios;
  • capaz de trabalhar em equipes multidisciplinares, possuindo larga base científica e capacidade de comunicação;
  • capaz de avaliar os impactos sociais e ambientais de suas intervenções, reagindo eticamente.