Ter completado um mínimo de 24 créditos em disciplinas de Pós-Graduação, distribuídos da seguinte forma:
-
Um mínimo de 15 créditos em disciplinas relativas à sua Área de Concentração, dos quais 06 créditos em disciplinas do grupo de optativas da Área de Concentração (exceto na Área de Petróleo e Energia, descrito adiante) e 09 créditos em disciplinas eletivas do CTC;
-
03 créditos no campo da Matemática, podendo selecionar entre MEC 2110 – Métodos Matemáticos em Engenharia Mecânica I, 3cr, MEC 2111 – Métodos Matemáticos em Engenharia Mecânica II, 3cr; disciplinas do Departamento de Matemática ou outras disciplinas que apresentem conteúdo de Matemática, e aprovadas pela comissão de pós-graduação como sendo da área de Matemática;
-
máximo de 06 créditos sob a forma de Estudo Orientado: para poder inscrever-se em tais disciplinas o candidato terá que ser autorizado pela Comissão Departamental de Pós-Graduação;
-
máximo de 02 créditos em disciplinas de Estágio de Docência na Graduação (MEC 3201, Estágio Docência na Graduação I e MEC 3211 – Estágio Docência na Graduação II);
-
e o restante em áreas afins.
Todo aluno que tenha recebido bolsa de agência de fomento (bolsa com remuneração), durante qualquer mês de seu curso, deve cursar a disciplina MEC 3201 – Estágio Docência na Graduação I, a qual vale 01 crédito.
Todo aluno deve se matricular na disciplina Seminário de Mestrado, que vale zero crédito.
Todo aluno deverá informar ao Coordenador de pós-graduação, o nome do orientador e o tema de dissertação de mestrado, escolhido junto com o mesmo, até no máximo o final de seu primeiro período do curso, quando realizará a pré-matrícula na disciplina MEC 3003 – Proposta de Dissertação de Mestrado, que vale zero crédito. A avaliação nesta disciplina consistirá da apresentação oral da proposta para a comissão de avaliação das propostas de mestrado, a qual será formada pelo coordenador e dois professores de diferentes áreas de atuação, indicados pelo coordenador.
Comprovar o conhecimento, em grau suficiente para a leitura, de pelo menos uma língua estrangeira (inglês – LET 3101, alemão – LET 3100 ou francês – LET 3102), através de exame de proficiência.
Como requisito para defesa, o aluno deve se matricular na disciplina Produção Científica no Mestrado (MEC3030). Para ser aprovado na disciplina, o aluno deve apresentar um artigo completo, de sua autoria, em inglês, correlacionado ao seu tema de dissertação, em periódico ou congresso internacional qualificado, submetido ou aceito. O artigo deverá ser anexado à dissertação. A defesa somente será marcada se estas condições forem satisfeitas. O aluno e seu orientador precisam constar como autores dos artigos. Nos casos em que do trabalho de dissertação resultaram bens patenteáveis, suscetíveis de registro ou de transferência de tecnologia, o artigo poderá ser substituído por um relatório descritivo da invenção, a ser também encaminhado à Administração Central da Universidade, de acordo com o estabelecido na portaria nº 30/99 do Reitor.
Apresentar, defender e ser aprovado em Dissertação de Mestrado (MEC 3000). O prazo para a defesa da Dissertação de Mestrado é de 24 meses, conforme a regulamentação da PUC-Rio.
OBS: no caso de alunos bolsistas, a manutenção das bolsas remuneradas ou de isenção dependerá do desempenho acadêmico do aluno.
MEC 2240 – Teoria da Elasticidade ou MEC 2120 – Elementos Finitos na Engenharia Mecânica
MEC 2358 – Controle de Sistemas Mecânicos ou MEC 2401 – Introdução à Robótica
MEC 2367 – Integridade Estrutural ou MEC 2233 – Comportamento Mecânico dos Materiais Avançado
O aluno de Mestrado da Área de Concentração de Termociências deve selecionar obrigatoriamente duas disciplinas (06 créditos) de grupos diferentes dentre os quatro grupos de optativas abaixo:
MEC 2303 – Termodinâmica
MEC 2320 – Fenômenos de Transporte
MEC 2344 – Mecânica de Fluidos I ou MEC 2345 – Mecânica dos Fluidos II
MEC 2325 – Transmissão de Calor (Condução) ou MEC 2347 – Transferência de Calor I ou MEC 2348 – Transferência de Calor II
Anderson Pereira
Angela Ourivio Nieckele
Arthur Martins
Barbosa Braga
Florian Alain Yannick Pradelle
Helon Vicente Hultmann Ayala
Igor Braga de Paula
Ivan
Fabio Mota de Menezes
Luís
Fernando Alzuguir Azevedo
Márcio da Silveira Carvalho
Marco Antonio Meggiolaro
Marcos Sebastião de Paula Gomes
Mônica Feijó Naccache
Paulo Roberto de Souza Mendes
Rafael Menezes de Oliveira
Renato Bichara Vieira
Roberta de Queiroz Lima
Obs: os professores que não constam desta lista só poderão coorientar alunos com a aprovação da comissão de pós-graduação do DEM, que deve ser solicitada pelo próprio aluno, quando da escolha do orientador.