The Department of Mechanical Engineering at PUC-Rio
Founded in 1941, the Pontifical Catholic University of Rio de Janeiro, PUC-Rio, has
always been committed to excellence in teaching and research. Throughout its
existence, PUC-RIO has occupied a leading position in Brazil, being one of the first
universities in the country to maintain a full-time faculty, conducting research and
teaching undergraduate and graduate students seamlessly. The large investments in
education and research, such as the creation of the first university computing center of
the country, in 1959, alongside a faculty with solid training and experience, has led to
the national and international recognition of the quality of the undergraduate and
graduate programs at PUC-Rio.
In this context, the Mechanical Engineering Department (MED) was founded in 1948.
Since then, it has trained highly qualified engineers, who have occupied prominent
positions in Brazilian society. In 1964, demonstrating the pioneer character of the
institution, the Department began a Masters course in Mechanical Engineering,
operating in the fields of solid mechanics and thermosciences. In July 1965, the first
Masters dissertation in this area in Brazil was defended at the MED.
The MED is admittedly one of the most outstanding in the country, both in
undergraduate and graduate courses. Our undergraduate program was the only one in
the Rio de Janeiro state to achieve an A in all five editions of the “Provão” Exam. The
MED has also always achieved the maximum concept attributed to a mechanical
engineering course in Brazil in the CAPES evaluation. In recent evaluations by CAPES
(2004-2006, 2007-2009 and 2010-2012) the MED obtained Grade 7.
The MED research areas cover a wide range of activities in both basic and applied
areas of Mechanical Engineering, distributed in Applied Mechanics, Thermosciences
and Oil and Energy. The MED also works on interdisciplinary themes in collaboration
with other departments at PUC-Rio. The activities of the department have the
indispensable support of the extensive infrastructure of Education and Research
Laboratories, which promote a modern environment for conducting practical
experiments and numerical and computational simulations. Moreover, the tight
integration between the various departments of PUC-Rio offers researchers the
opportunity to use laboratories in other areas.
The MED belongs to the Scientific Technical Center at PUC-Rio. This center stands as
one of the best in the country, encompassing four departments of basic sciences
(Chemistry, Physics, Mathematics and Informatics), five engineering departments
(Civil, Electrical, Mechanical, Chemical and Materials, and Industrial) and five institutes
(Center for Telecommunications Studies – CETUC, Institute of Technology of PUC-Rio –
ITUC, Energy Institute of PUC-Rio – IEPUC, Interdisciplinary Center for the Environment
– NIMA, Computing Center – RDC).
To maintain the quality of teaching and research, producing internationally relevant
publications and strengthening labor-skilled in Brazil, the MED prioritizes the following
1. Integração com indústrias no Brasil e no exterior:
- O corpo docente do Programa interage intensamente com a indústria nacional e internacional, desenvolvendo projetos de pesquisa cooperativos, financiados por diversas empresas. Os benefícios desta interação são o desenvolvimento de projetos de base científica e com forte conteúdo tecnológico, aumento da capacidade de financiamento do programa, e exposição dos alunos a problemas práticos da indústria, fortalecendo a sua formação e facilitando a sua integração no mercado de trabalho.
2. Atuação na comunidade científica
- O corpo docente do DEM tem atuação expressiva na comunidade científica, através da participação em associações nacionais e internacionais, participação em comitês de acessoramento de órgão de fomento (CAPES, FAPERJ e CNPq), em corpos editoriais e/ou como revisores de periódicos nacionais e internacionais. Além disso, como resultado de suas atividades de pesquisa e desenvolvimento de projetos, o corpo docente do DEM publica regularmente os resultados de suas pesquisas em periódicos de circulação internacional de qualidade (link para a lista de publicações do DEM nos ultimos 3 anos).
3. Interação com outras instituições de C&T no Brasil e no exterior
- O DEM mantém contato, intercâmbios e projetos com outras instituições de ensino e pesquisa do Brasil e do exterior. Esta interação tem ocorrido em diferentes níveis, com a vinda pesquisadores visitantes e a realização de projetos de pesquisa em conjunto. Existem diversos projetos em colaboração com diferentes instituições oferecendo aos alunos a oportunidade de estágios e doutoramento sanduíche.
A interação com diferentes instituições fortalece o DEM e resulta em inúmeros benefícios científicos. Dentre eles pode-se citar: a publicação de trabalhos conjuntos com outros pesquisadores de centros de excelência do Brasil e do exterior, aumentando a inserção internacional; a formação de pessoal mais qualificado; e o número significativo de visitantes ao programa e de visitas de docentes do programa a outras instituições.
4. Integração entre graduação e pós-graduação
- Todos os docentes do programa de pós-graduação também atuam na graduação. Os alunos de pós-graduação têm contato direto com os alunos de graduação, através da participação conjunta nos diversos projetos de pesquisa desenvolvidos no Departamento e, pelo Estágio Docência dos alunos de pós-graduação. Os alunos de graduação são também incentivados a complementar seus estudos com cursos de pós-graduação. A convivência dos alunos de graduação junto aos de pós-graduação é altamente benéfica, com ambas as partes aprendendo a trabalhar em grupo. A participação dos alunos de graduação nos diversos projetos de pesquisa desenvolvidos no Departamento abre os horizontes destes alunos, mostrando a eles a importância do desenvolvimento científico e tecnológico, além de proporcionar uma melhoria na qualidade de sua formação e uma maior e mais fácil integração no mercado de trabalho. Por outro lado, os alunos de pós-graduação também são beneficiados, na medida em que aprendem a comandar e orientar os alunos de graduação, sempre com a supervisão dos docentes.
Todas estas ações visam manter a alta qualidade e o aumento do número de alunos dos cursos de graduação e pós-graduação. Cabe ressaltar também o grande número de alunos originários de países da América Latina, e a crescente procura de alunos de outras partes do mundo, como Ásia e Europa. Acordos de cooperação internacionais permitem também uma intensa troca de professores e alunos com Universidades e Centros de Pesquisa da Argentina, França, Chile, Canadá, Noruega, Alemanha, Inglaterra e Estados Unidos.