Cursos

A eficiente estrutura matricial do Centro Técnico-Científico (CTC) da PUC-Rio leva a cada Departamento atuar em diferentes cursos de graduação. Todos os cursos de engenharia do CTC são divididos em duas etapas: o Ciclo Básico e o Ciclo Profissional. O Ciclo Básico é a primeira etapa dentro da estrutura curricular dos cursos de graduação do Centro Técnico Científico, concentrando as disciplinas comuns a todos os seus cursos de Graduação. No Ciclo Básico, o aluno recebe ampla formação científica nas áreas de Matemática, Física, Química e Informática, com intensa prática laboratorial, experiência em projetos de engenharia e formação humanística. O Ciclo Básico apresenta-se em dois currículos para os alunos ingressantes. Àqueles com menor rendimento no vestibular são oferecidas disciplinas introdutórias de Física e Matemática, que têm, menos do que caráter conteudístico, o objetivo de trabalhar o raciocínio lógico e abstrato, usando conceitos fundamentais desses dois campos de conhecimento. Pertence ao currículo comum a disciplina de Introdução à Engenharia I que é uma disciplina de projeto, com abordagem “hands on”, ou seja, aprendizado a partir de problemas concretos, proporcionando aos alunos a oportunidade de trabalhar em equipe, em torno de um problema comum. A opção por um sistema de núcleo comum inicial implica que a escolha profissional (opção de curso) seja feita após o 3º período de créditos, permitindo assim que o aluno tenha melhor conhecimento da carreira que deseja seguir. O Ciclo Profissional do curso de Engenharia Mecânica da PUC-Rio possui um currículo bastante flexível e não possui opção por ênfase. O curso encontra-se estruturado, formalmente, em quatro linhas:

  • Projeto Mecânico
  • Fabricação e Materiais
  • Dinâmica e Controle
  • Termociências e Energia

As quatro linhas de disciplinas terminam, cada uma delas, em uma Disciplina de Projeto, permitindo que os conhecimentos adquiridos em cada linha de disciplinas sejam integrados e avaliados. Um elevado número de disciplinas eletivas permite ao aluno direcionar a sua formação para as áreas de seu maior interesse. O grande número de eletivas livres permite, ainda, a obtenção simultânea de duas habilitações, por exemplo, em Engenharia Mecânica e Engenharia de Automação e Controle ou Engenharia Mecânica e Engenharia de Produção ou Engenharia Mecânica e Engenharia de Petróleo. É importante ressaltar que esta flexibilização possibilita uma grande integração entre os cursos dos vários departamentos do CTC, ampliando os universos dos alunos do Centro.

Além do curso de Engenharia Mecânica o departamento oferece dois outros cursos: Engenharia de Controle e Automação e Engenharia de Petróleo. Tem participação também nos cursos de Engenharia Química e Engenharia Ambiental (com os departamentos. de Engenharia Civil, Engenharia de Materiais e Química). A fim de garantir um bom andamento do ensino, o Departamento de Engenharia Mecânica da PUC-Rio conta com o apoio de uma infra-estrutura composta de oficinas e bem equipados Laboratórios de Ensino e Pesquisa. Estes laboratórios e oficinas promovem um ambiente moderno para realização de experimentos práticos e simulações numérico-computacionais. Alguns desses laboratórios são utilizados pelo Programa de Pós-Graduação, que recentemente obteve a mais alta qualificação da CAPES entre os departamentos de Engenharia Mecânica do país. Além desses laboratórios, os alunos possuem à sua disposição toda a infra-estrutura da PUC-Rio, como bibliotecas, rede internet disponível em centenas de pontos de conexão, convênios com universidades americanas e européias. A excelência acadêmica do curso também se deve ao perfil do corpo docente, formado por 22 professores em tempo integral, todos com título de doutorado, obtidos em conceituadas universidades no Brasil e no exterior. Complementam ainda o corpo docente alguns professores horistas.