Os alunos de graduação em engenharia na PUC-Rio são obrigados a cumprir 10 créditos de Atividades Complementares. Dentre essas atividades pode-se destacar:
- Projetos de pesquisa científica através de bolsas de Iniciação Científica;
- Projetos coordenados por professores com financiamento de agências de fomento à pesquisa ou empresas;
- Estágios supervisionados
- Equipes de competição: construção de automóveis mini-Baja e Fórmula SAE, aerodesign, RioBotz, Pégasus, entre outras;
O objetivo dessas diversas atividades é aumentar a motivação dos alunos, maximizando o aprendizado em diversas áreas importantes da Engenharia Mecânica e preparando-os melhor para o mercado de trabalho. O benefício da participação dos alunos nas atividades do Departamento pode ser exemplificado pela preferência de empresas em contratar alunos com experiência nas equipes de competição. O Departamento de Engenharia Mecânica possui amplo relacionamento com a indústria nacional e internacional, em virtude dos projetos de pesquisa que mantem com um grande número de empresas. Existem também diversos projetos de prestação de serviços. Alunos cursando o último período têm a possibilidade de realizar um estágio em horário integral em empresas conveniadas com o Departamento durante um semestre eletivo. O estágio em tempo integral possibilita uma exposição do aluno ao trabalho realizado em empresas de engenharia de renome, mesmo aquelas localizadas fora do município do Rio de Janeiro, prática inviável no estágio convencional de tempo parcial.
O Departamento também participa ativamente de atividades de ensino, pesquisa e desenvolvimento relacionadas com a indústria de petróleo, responsáveis pelo crescimento industrial do Estado do Rio de Janeiro bem acima da média brasileira. Além dos projetos mencionados, os alunos do DEM concorrem a bolsas de estudo fornecidas pela Agência Nacional do Petróleo.
O regulamento completo sobre as Atividades Complementares pode ser visto em https://ccpe.ctc.puc-rio.br/View.aspx?name=Regulamento-de-Atividades-Complementares1.pdf&type=ac