Ser diplomado em Curso de Graduação em Engenharia Mecânica ou em especialidades afins, tais como: Engenharia Civil, Naval, Aeronáutica, Química, Física, etc. Em qualquer situação, fica reservado ao Departamento o direito de exigir, como condição de admissão, que o candidato se inscreva em uma ou mais disciplinas de Graduação, a fim de preencher deficiências em sua formação.
Ser aceito pelo Departamento com base no histórico escolar, no curriculum vitae e em cartas de referência.
Alunos estrangeiros candidatos a Mestrado e Doutorado na PUC-Rio deverão apresentar (durante a inscrição ou após o aceite no programa) o visto consular brasileiro em seus diplomas anteriores obtidos fora do Brasil, isto é, visto no diploma de graduação (obtido fora do Brasil) para o ingresso no Mestrado, ou visto no diploma de Mestrado (obtido fora do Brasil) para ingresso no Doutorado. Note que o cumprimento desta determinação deverá ser feito até o término do primeiro mês de aulas.
De 15 de abril até 30 de junho, para início do curso em agosto
De 15 de setembro até 03 de dezembro, para início do curso em março
A inscrição é feita ON-LINE na homepage da PUC-Rio: http://www.ccpa.puc-rio.br/inscricao_pos/
Formulário de pedido de admissão devidamente preenchido on-line.
Indicar duas pessoas para preencher as folhas de referência. As mesmas devem ser preenchidas através do sistema on-line, até o final do período de inscrição.
Cópia do diploma do curso de Graduação (em área afim à Engenharia Mecânica) ou certificado de conclusão do curso de Graduação. Para o candidato ao Doutorado, anexar também cópia do diploma do título de Mestre ou certificado de conclusão do curso de Mestrado. Se o aluno estiver ainda cursando o último período, enviar uma declaração de sua universidade atestando que, se for aprovado nas disciplinas em que está matriculado, concluirá então o curso no final do presente semestre.
Histórico Escolar do curso de Graduação (candidatos ao Mestrado e Doutorado) e do curso de Mestrado (candidatos ao Doutorado).
Para os candidatos ao doutorado, anexar carta de intenção contendo:
-
motivos que o levam a fazer o curso;
-
área em que deseja trabalhar;
-
plano de trabalho resumido (máximo de 1 página), se tiver.
Curriculum Vitae.
Em caso de aprovação, o aluno deverá apresentar, antes da matrícula, os originais e cópia legível (ou cópias autenticadas) dos seguintes documentos:
-
certidão de nascimento ou de casamento
-
CPF
-
documento de identidade
-
certificado de reservista (para brasileiros)
-
diploma de graduação (caso ainda não possua o diploma, deverá trazer um certificado de conclusão do curso de graduação)
-
diploma ou certificado de obtenção do título de Mestre para alunos de doutorado (em caso de diploma emitido por instituição de fora do Brasil, o diploma terá que ter visto consular ou carta de aceite do departamento, dizendo que reconhece o curso)
-
histórico escolar
Cópia do diploma ou certificado estrangeiro deverá ser enviada juntamente com a tradução juramentada do mesmo, no caso de países que não fazem parte do Mercosul.
Somente serão examinados os pedidos de admissão que estiverem com a documentação completa e preenchida dentro dos prazos estipulados.
No caso de alunos bolsistas, a manutenção das bolsas remuneradas ou de isenção dependerá do desempenho acadêmico do aluno.
Os alunos podem se candidatar à isenção de taxas escolares. Os cursos podem ser realizados em dois regimes de dedicação: tempo integral ou tempo parcial. Alunos em regime de tempo integral podem se candidatar a bolsas remuneradas. Alunos de tempo parcial estão sujeito a aplicação do regimento do departamento referente ao acúmulo de bolsa, de mestrado e doutorado, com trabalho e/ou com outras bolsas regimento do departamento. O aluno poderá acompanhar o processo eletronicamente. Os candidatos aceitos deverão se comunicar imediatamente com a Coordenação, confirmando ou não sua intenção de efetivamente matricular-se no curso.
Acesse o Portal da Pós-Graduação da PUC-Rio.
Ter completado um mínimo de 24 créditos em disciplinas de Pós-Graduação, distribuídos da seguinte forma:
-
Um mínimo de 15 créditos em disciplinas relativas à sua Área de Concentração, dos quais 06 créditos em disciplinas do grupo de optativas da Área de Concentração (exceto na Área de Petróleo e Energia, descrito adiante) e 09 créditos em disciplinas eletivas do CTC;
-
03 créditos no campo da Matemática, podendo selecionar entre MEC 2110 - Métodos Matemáticos em Engenharia Mecânica I, 3cr, MEC 2111 - Métodos Matemáticos em Engenharia Mecânica II, 3cr; disciplinas do Departamento de Matemática ou outras disciplinas que apresentem conteúdo de Matemática, e aprovadas pela comissão de pós-graduação como sendo da área de Matemática;
-
máximo de 06 créditos sob a forma de Estudo Orientado: para poder inscrever-se em tais disciplinas o candidato terá que ser autorizado pela Comissão Departamental de Pós-Graduação;
-
máximo de 02 créditos em disciplinas de Estágio de Docência na Graduação (MEC 3201, Estágio Docência na Graduação I e MEC 3211 - Estágio Docência na Graduação II);
-
e o restante em áreas afins.
Todo aluno que tenha recebido bolsa de agência de fomento (bolsa com remuneração), durante qualquer mês de seu curso, deve cursar a disciplina MEC 3201 - Estágio Docência na Graduação I, a qual vale 01 crédito.
Todo aluno deve se matricular na disciplina Seminário de Mestrado, que vale zero crédito.
Todo aluno deverá informar ao Coordenador de pós-graduação, o nome do orientador e o tema de dissertação de mestrado, escolhido junto com o mesmo, até no máximo o final de seu primeiro período do curso, quando realizará a pré-matrícula na disciplina MEC 3003 - Proposta de Dissertação de Mestrado, que vale zero crédito. A avaliação nesta disciplina consistirá da apresentação oral da proposta para a comissão de avaliação das propostas de mestrado, a qual será formada pelo coordenador e dois professores de diferentes áreas de atuação, indicados pelo coordenador.
Comprovar o conhecimento, em grau suficiente para a leitura, de pelo menos uma língua estrangeira (inglês - LET 3101, alemão - LET 3100 ou francês - LET 3102), através de exame de proficiência.
Como requisito para defesa, o aluno deve se matricular na disciplina Produção Científica no Mestrado (MEC3030). Para ser aprovado na disciplina, o aluno deve apresentar um artigo completo, de sua autoria, em inglês, correlacionado ao seu tema de dissertação, em periódico ou congresso internacional qualificado, submetido ou aceito. O artigo deverá ser anexado à dissertação. A defesa somente será marcada se estas condições forem satisfeitas. O aluno e seu orientador precisam constar como autores dos artigos. Nos casos em que do trabalho de dissertação resultaram bens patenteáveis, suscetíveis de registro ou de transferência de tecnologia, o artigo poderá ser substituído por um relatório descritivo da invenção, a ser também encaminhado à Administração Central da Universidade, de acordo com o estabelecido na portaria nº 30/99 do Reitor.
Apresentar, defender e ser aprovado em Dissertação de Mestrado (MEC 3000). O prazo para a defesa da Dissertação de Mestrado é de 24 meses, conforme a regulamentação da PUC-Rio.
OBS: no caso de alunos bolsistas, a manutenção das bolsas remuneradas ou de isenção dependerá do desempenho acadêmico do aluno.
MEC 2240 - Teoria da Elasticidade ou MEC 2120 - Elementos Finitos na Engenharia Mecânica
MEC 2358 - Controle de Sistemas Mecânicos ou MEC 2401 - Introdução à Robótica
MEC 2367 - Integridade Estrutural ou MEC 2233 - Comportamento Mecânico dos Materiais Avançado
O aluno de Mestrado da Área de Concentração de Termociências deve selecionar obrigatoriamente duas disciplinas (06 créditos) de grupos diferentes dentre os quatro grupos de optativas abaixo:
MEC 2303 - Termodinâmica
MEC 2320 - Fenômenos de Transporte
MEC 2344 - Mecânica de Fluidos I ou MEC 2345 - Mecânica dos Fluidos II
MEC 2325 - Transmissão de Calor (Condução) ou MEC 2347 - Transferência de Calor I ou MEC 2348 - Transferência de Calor II
Anderson Pereira
Angela Ourivio Nieckele
Arthur Martins
Barbosa Braga
Florian Alain Yannick Pradelle
Helon Vicente Hultmann Ayala
Igor Braga de Paula
Ivan
Fabio Mota de Menezes
Luís
Fernando Alzuguir Azevedo
Márcio da Silveira Carvalho
Marco Antonio Meggiolaro
Marcos Sebastião de Paula Gomes
Mônica Feijó Naccache
Paulo Roberto de Souza Mendes
Rafael Menezes de Oliveira
Renato Bichara Vieira
Roberta de Queiroz Lima
Obs: os professores que não constam desta lista só poderão coorientar alunos com a aprovação da comissão de pós-graduação do DEM, que deve ser solicitada pelo próprio aluno, quando da escolha do orientador.
Ter completado um mínimo de 48 créditos (incluindo 24 créditos de Mestrado) em disciplinas do Programa de Pós-Graduação. As disciplinas em cada área não são específicas e, a priori, devem ser escolhidas pelo candidato com a supervisão do seu orientador. Dentre os 48 créditos em disciplinas de Pós-Graduação, estes devem obedecer à seguinte distribuição por áreas:
-
mínimo de 12 créditos na área de concentração, sendo 06 créditos dentre as disciplinas optativas de sua área de concentração (incluindo os 06 créditos já obtidos no mestrado dentre as disciplinas optativas da área de concentração);
-
mínimo de 06 créditos na área de Matemática (incluindo os 03 créditos obtidos no mestrado); podendo selecionar entre MEC 2110 - Métodos Matemáticos em Engenharia Mecânica I, 3cr, MEC 2111 - Métodos Matemáticos em Engenharia Mecânica II, 3cr; disciplinas do Departamento de Matemática ou outras disciplinas que apresentem conteúdo de Matemática e aprovadas pela comissão de pós-graduação como sendo da área de Matemática;
-
máximo de 09 créditos sob a forma de Estudo Orientado. Para poder inscrever-se em tais disciplinas o candidato terá que ser autorizado pela Comissão Departamental de Pós-Graduação;
-
máximo de 03 créditos em disciplinas de Estágio de Docência na Graduação (MEC 3201 - Estágio Docência na Graduação I, MEC 3211 - Estágio de Docência na Graduação II ou MEC 3221 - Estágio de Docência na Graduação III);
-
e o restante em áreas afins.
Todo aluno que tenha recebido bolsa de agência de fomento (bolsa com remuneração), durante qualquer mês de seu curso, deve cursar no mínimo duas disciplinas de Estágio de Docência (incluindo a disciplina cursada no mestrado).
Todo aluno deve se matricular nas disciplinas MEC 2001 - Seminário de Doutorado I e MEC 2002 - Seminário de Doutorado II.
Ser aprovado no Exame de Qualificação (MEC3005), cujas regras encontram-se descritas abaixo. O aluno que não for aprovado no Exame de Qualificação até o final do terceiro período letivo é desligado do programa.
Comprovar o conhecimento de duas línguas estrangeiras (inglês - LET 3101, alemão - LET 3100 ou francês - LET 3102), em grau suficiente para a leitura, ou de uma língua estrangeira em grau suficiente para leitura e redação de texto técnico (inglês - LET 3106). Só um exame é suficiente, se já aprovado em exame de língua no Mestrado.
Como requisito para defesa, o aluno deverá demonstrar na disciplina Produção Científica de Doutorado I (MEC3032), o desenvolvimento do seu trabalho de tese por meio de um documento escrito (memorandum (mini-tese) ou artigo em periódicos, sendo esta segunda opção a mais recomendada) de autoria do docente, a ser avaliada por uma banca, juntamente com uma apresentação oral. O aluno e seu orientador precisam constar como autores do artigo. O documento escrito deverá conter uma clara descrição do problema a ser estudado, do estado da arte sobre o assunto, dos objetivos, da metodologia adotada, dos resultados já obtidos até a data do exame e dos resultados esperados até a conclusão da tese. A apresentação oral deverá ser realizada até a décima sexta semana do semestre letivo em que o aluno estiver cursando a disciplina. Alunos em período de estágio no exterior, poderão fazer uma apresentação virtual. A banca será definida pelo professor orientador e será constituída pelo(s) orientador(es) e mais 2 professores, sendo que um destes poderá ser externo ao DEM/PUC-Rio. O aluno que não for aprovado na disciplina até o final do quinto período letivo será automaticamente desligado do programa.
Também como requisito para defesa, o aluno deve matricular-se na disciplina Produção Científica no Doutorado II (MEC3033). Para ser aprovado nesta disciplina, o aluno deverá apresentar dois artigos completos, de sua autoria, em inglês, sendo que, pelo menos um artigo deverá ser em periódico indexado com Qualis superior ou igual a A4. Um dos artigos deverá estar aceito para publicação e o outro aceito ou submetido (comprovar submissão). O aluno e seu orientador precisam constar como autores dos artigos. A defesa da tese somente será marcada se esta disciplina estiver "cumprida". Nos casos em que do trabalho de tese resultarem bens patenteáveis, suscetíveis de registro ou de transferência de tecnologia, os artigos em periódicos poderão ser substituídos por um relatório descritivo da invenção, a ser também encaminhado à Administração Central da Universidade, de acordo com o estabelecido na portaria nº 30/99 do Reitor.
Apresentar, defender e ser aprovado em Tese de Doutorado (MEC 3001). O prazo para defesa da Tese de Doutorado é de 48 meses, conforme regulamentação da PUC-Rio.
OBS: no caso de alunos bolsistas, a manutenção das bolsas remuneradas ou de isenção dependerá do desempenho acadêmico do aluno.
O exame de qualificação consistirá em uma prova realizada em duas etapas: a primeira etapa, com duração de 45 minutos e sem consulta, será composta por três questões sobre fundamentos da engenharia mecânica na área de concentração do aluno. Em seguida, o aluno terá mais 45 minutos para responder às questões oralmente, na presença de uma banca avaliadora.
As perguntas serão em nível de pós-graduação. Os conceitos fundamentais da área de Termociências englobam álgebra linear, termodinâmica, mecânica dos fluidos e transferência de calor. Para a área de Mecânica Aplicada serão cobrados conceitos sobre álgebra linear e mecânica dos sólidos (estática, dinâmica, tensões e deformações). Com relação à área de Petróleo e Energia, o aluno deverá responder sobre conceitos fundamentais das áreas de Termociências ou Mecânica Aplicada, de acordo com sua indicação.
O aluno terá duas oportunidades para fazer o exame de qualificação: a primeira será realizada entre a quarta e a sexta semana letiva do período de matrícula na disciplina, com data a ser definida pela Comissão de Pós-graduação. O candidato reprovado nesta oportunidade terá direito a repetir o exame entre a décima terceira e a décima sexta semana letiva do mesmo período da primeira prova.
O conceito final do exame de qualificação será "aprovado" caso o aluno seja aprovado em uma das duas oportunidades oferecidas durante o período em que estiver matriculado na disciplina. Caso contrário, o aluno será "reprovado" e estará automaticamente desligado do programa.
O desligamento do programa também ocorrerá caso o aluno não se matricule na disciplina Exame de Qualificação até o terceiro período do curso de doutorado.
A avaliação do Exame de Qualificação será realizada por uma banca composta por três professores em cada área de concentração (Termociências e Mecânica Aplicada). Os professores orientadores dos alunos inscritos neste exame não participarão das bancas. Caso exista a necessidade de um segundo exame, a banca avaliadora poderá ser alterada, de acordo com a disponibilidade dos professores.
Os casos omissos serão tratados pela Comissão Departamental de Pós-graduação.
O aluno de Doutorado da Área de Concentração de Mecânica Aplicada deve selecionar obrigatoriamente duas disciplinas (06 créditos) de grupos diferentes dentre os quatro grupos de optativas abaixo:
MEC 2101 - Mecânica Clássica ou MEC 2364 - Dinâmica
MEC 2240 - Teoria da Elasticidade ou MEC 2120 - Elementos Finitos na Engenharia Mecânica
MEC 2358 - Controle de Sistemas Mecânicos ou MEC 2401 - Introdução à Robótica
MEC 2367 - Integridade Estrutural ou MEC 2233 - Comportamento Mecânico dos Materiais Avançado
O aluno de Doutorado da Área de Concentração de Termociências deve selecionar obrigatoriamente duas disciplinas (06 créditos) de grupos diferentes dentre os quatro grupos de optativas abaixo:
MEC 2303 - Termodinâmica
MEC 2320 - Fenômenos de Transporte
MEC 2344 - Mecânica de Fluidos I ou MEC 2345 - Mecânica dos Fluidos II
MEC 2325 Transmissão de Calor (Condução) ou MEC 2347 - Transferência de Calor I ou MEC 2348 - Transferência de Calor II
O aluno da área de concentração de Petróleo e Energia deve selecionar, obrigatoriamente, duas disciplinas (06 créditos) do grupo de optativas de Termociências ou de Mecânica Aplicada (as duas disciplinas devem ser do mesmo grupo).
Anderson Pereira
Angela Ourivio Nieckele
Arthur Martins Barbosa Braga
Florian Alain Yannick Pradelle
Helon Vicente Hultmann Ayala
Igor Braga de Paula
Ivan Fabio Mota de Menezes
Luís Fernando Alzuguir Azevedo
Márcio da Silveira Carvalho
Marco Antonio Meggiolaro
Marcos Sebastião de Paula Gomes
Mônica Feijó Naccache
Paulo Roberto de Souza Mendes
Rafael Menezes de Oliveira
Renato Bichara Vieira
Roberta de Queiroz Lima
Obs: os professores que não constam desta lista só poderão coorientar alunos com a aprovação da comissão de pós-graduação do DEM, que deve ser solicitada pelo próprio aluno, quando da escolha do orientador.