A RioBotz, equipe de robótica do Centro Técnico Científico da PUC-Rio (CTC/PUC-Rio), brilhou no RIW Robotics Challenge, competição realizada durante o Rio Innovation Week, no Píer Mauá (RJ), de 12 a 15 de agosto de 2025. Nas duas categorias de combate de que participou, a equipe conquistou um pódio triplo na Fairyweight, para robôs de até 150g, e uma dobradinha ouro-prata na Antweight, para até 454g, coroando uma campanha impecável. O evento reuniu 10 equipes e 31 robôs, com a presença de equipes universitárias da UFRJ, UERJ, UFF, CEFET, IFF, além de equipes independentes.
Nos combates, a RioBotz conquistou pódio triplo na categoria Fairyweight, com ouro para o robô Pico Titan, prata para Baby Shark e bronze para Pico Maloney, e emendou uma dobradinha na categoria Antweight com ouro para Micro Touro e prata para Micro Maloney, com o bronze indo para o robô Antagonista da UFRJ. Os resultados coroam uma campanha impecável da equipe da PUC-Rio, destacando a combinação de engenharia aplicada, confiabilidade mecânica e estratégia de arena que vem marcando sua trajetória nas principais competições do país desde 2003. Sediada no CTC/PUC-Rio, a RioBotz segue unindo pesquisa, ensino e prática de alto nível para formar engenheiros capazes de transformar conhecimento em resultados.
“É um orgulho representar a PUC-Rio com premiações tão expressivas, mesmo em um cenário de alta competitividade, onde não existem segredos e o conhecimento é compartilhado entre as equipes”, afirma Marco Antonio Meggiolaro, coordenador da RioBotz e professor do Departamento de Engenharia Mecânica da PUC-Rio.
Foto dos 5 robôs, da esquerda para a direita: Pico Maloney (bronze), Baby Shark (prata), Pico Titan (ouro), Micro Touro (ouro), Micro Maloney (prata).

